sábado, 12 de junho de 2010

12 de junho: dia mundial contra o trabalho infantil



O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil - 12 de junho - marca um momento especial na luta pela implementação das ações de promoção de cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes precocemente inseridos no mundo do trabalho, expostos à situação de violência e exploração que comprometem seu desenvolvimento pleno. O objetivo da mobilização é sensibilizar toda a sociedade e gestores públicos para que a infância seja, de fato, um tempo de brincar e aprender, de estudo e lazer. O 12 de junho - Dia Mundial contra o Trabalho Infantil vem sendo comemorado desde 2002, a partir de uma iniciativa da OIT - Organização Internacional do Trabalho. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2003), do IBGE, o Brasil tem 2,7 milhões de crianças e adolescentes, na faixa dos 5 aos 15 anos, explorados no trabalho infantil. A legislação brasileira proíbe o trabalho de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos.
O engraçado que o mundo todo volta sua atenção apra essa data com olhos somente no mercado capitalista e a corrida desenfreada por presentes para O Dia dos Namorados e acabam deixam de lado a luta pelos direitos de crianças e adolescentes. E a mídia contribui para que isso aconteça e neste ano só piora esta situação quando soma a COPA 2010 onde a programaçao depende dos jogos de futebol.
TAMBÉM AMO, TAMBÉM TENHO SENTIMENTOS E TAMBÉM GOSTO DE FUTEBOL MAS ACHO QUE PARA O CAMINHO QUE NOSSO MUNDO ANDA DEVEMOS NOS PREOCUPAR MAIS COM AS CAUSAS DO MUNDO DO QUE AS NOSSAS PRÓPRIAS CAUSAS.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário