sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vivendo sem Máscaras


Mc 12: 15 e Mt 22:18

A sociedade atual leva-nos a crer que somos aquilo que aparentamos. Dessa forma, é comum sermos “julgados” pelo que possuímos, pelas nossas realiazações, enfim pelo que aparentamos ser. E nessa busca por serem aceitas, as pessoas acabam construindo “máscaras” que escondem a verdade do que realmente são.


Por que as pessoas utilizam máscaras?

1.     Para agradar as pessoas e não a Deus

Há pessoas que são tão preocupadas em agradar os outros que acabam se tornando pessoas hipócritas – são aquelas em que tomam atitudes baseadas no que os outros vão pensar delas. Ex: Ajudam os outros publicamente com a intensão de que os outros pensem que ela é “boazinha”. Em Mateus 6:2 vemos que os farizeus são exemplos de pessoas hipócritas, davam esmolas publicamente para que todos vissem o quanto eram “bons”. Oravam publicamente para vissem o quanto eram religiosos, faziam isso para imprecionar as pessoas. Na verdade eles queriam agradar a homens e não a Deus, eles estavam buscando se promover.
Não devemos ser como os farizeus e buscar a nossa auto promoção. Porque o senhor conhece a verdadeira intenção do nosso coração. Se quisermos fazer o bem a alguém, não precisamos colocar no jornal o que praticamos, porque podemos até enganar os homens, mas a Deus jamais. Dessa forma, devemos buscar agradá-lo e não a homens.

2.     Para esconder complexos de inferioridade

As pessoas com complexo de inferioridade são aquelas que se sentem menor em relação às outras pessoas. Seja em relação à condição financeira e social, em relação à aparência, enfim por vários fatores. E pensam que se os outros conhecerem como realmente são não irá gostar e certamente se afastarão. Ex: pessoas que escondem a real situação financeira por isso fazem a capa de “Paty” por medo de não serem aceitas pelo grupo. Não é errado uma pessoa querer ter o melhor, mas quando isso passa ser a motivação para tentar se prevalecer em relação aos outros, passa a ser errado (pecado). Não devemos aparentar o que não somos.

3.  Para não revelar suas fraquezas.

 Muitas pessoas alegam que essa é uma exigência imposta pela sociedade, onde só os “fortes” prevalecem. Logo, não podem revelar suas fraquezas. Por esse motivo, mostran-se sempre fortes, seguros e corajosos. Exemplos de máscaras desse tipo:


O Eu sou DEMAIS: é aquela que nunca passa por dificuldade nenhuma, está sempre “bem”. Mas, na verdade esconde um grande problema de baixa estima.

O MESSIAS: é aquele que para ser aceito entende a todos e se vê como o salvador do mundo. Mas, na verdade esconde o medo de não ser compreendido.

O SUPER ESPIRITUAL - é aquele que diz que ora 20 horas por dia e as 4 restantes, ele Lê a Bíblia. Aonde... Na verdade ele ora 5 min e em dois ele lê Bíblia.

É comum nos sentirmos fracos às vezes, e nesses momentos devemos procurar pessoas que saberão nos entender e orientar como os nossos líderes, discipuladores e pastores.


Conclusão

Devemos enfrentar as nossas limitações com a verdade, buscar desenvolver em nossos relacionamentos, seja com amigos e líderes a sinceridade. Porque o senhor sabe como realmente somos. Ele conhece as intensões do nosso coração.
Deus não nos criou para nos escondermos por meio de máscaras. Ele nos ama cmo somos e está disposto a nos ajudar a enfrentar as nossas limitações, basta buscarmos a ele. Precisamos nos libertar das máscaras, e essa liberdade encontraremos por meio de Jesus. Pois a palavra diz: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Jesus é o caminho, a verdade e a vida e não há outro.

Ele não nos avalia pela nossa aparencia, mas pelo nosso coração.  Assim foi com Davi. Deus disse a Samuel qdo foi escolher a Davi: “Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque Deus não vê como o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o senhor olha para o Coração. 1 Samuel 16. Sua imagem é importante, mas ela não substitui um coração sincero diante de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário